Palestrantes

stela

Stela Fischer (SP) é atriz, doutoranda em Artes Cênicas na ECA-USP, Mestre em Artes/Teatro pela UNICAMP. Autora do livro Processo Colaborativo e Experiências de Companhias Teatrais Brasileiras (Hucitec, 2010). É professora do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e coordena o Coletivo Rubro Obsceno, agrupamento de mulheres artistas que tratam das questões de gênero e a cena contemporânea.

yamamoto

Fernando Yamamoto (RN) é diretor, professor e pesquisador teatral. Integrante e cofundador do grupo Clowns de Shakespeare, onde dirigiu diversas obras. Como pesquisador, desenvolveu a Cartografia do Teatro de Grupo do Nordeste. Atualmente dirige o Departamento de Programas, Projetos e Eventos da Secretaria de Cultura de Natal, e coordena o projeto de idealização da Escola Livre de Teatro dos Clowns de Shakespeare.

pedro

Pedro Bennaton (SC) é doutorando em Teatro na UDESC, pesquisador, performer, diretor e autor do ERRO Grupo, com o foco em intervenções urbanas realizadas no Brasil, América do Sul, Europa e EUA, bem como contempladas por uma série de prêmios de arte nacionais e estaduais. Bennaton lecionou na UDESC, de 2009 a 2012, como colaborador, bem como em oficinas ministradas pelo ERRO.

rafael

Rafael Litvin Villas Bôas (DF) é professor da Licenciatura em Educação do Campo da Faculdade UnB Planaltina e do Programa de Pós-Graduação em Literatura da UnB. Coordena o grupo de pesquisa Modos de Produção e Antagonismos Sociais.  Coordena o programa de extensão Terra em Cena, de formação de professores de teatro e construção ou fortalecimento de grupos em comunidades rurais e quilombolas.

zefernando

José Fernando de Azevedo (SP) é doutor em filosofia, com tese sobre o teatro de Brecht (FFLCH/USP). Professor de teorias do teatro e história do teatro brasileiro na Escola de Arte Dramática (EAD-ECA/USP), onde atualmente é diretor. Integrante fundador do Teatro de Narradores, onde atua como diretor e dramaturgo. Dirige e escreve para o grupo de “teatro negro” Os Crespos e ainda para o grupo Ordinária Companhia. Foi um dos curadores do Próximo Ato – Encontro Internacional de Teatro, realizado pelo Instituto Itaú Cultural (2006-2009) e, pelo mesmo instituto, da edição de 2011 do programa Rumos Teatro.

ninacaetano

Nina Caetano (MG) é dramaturga, atriz e pesquisadora. Possui doutorado em Artes Cênicas pela ECA/USP. É professora Adjunta do Departamento de Artes da Universidade Federal de Ouro Preto nos cursos de graduação e pós-graduação. Atualmente é coordenadora do agrupamento Obscena, no qual desenvolve uma investigação sobre escritas performadas e intervenções urbanas, e do NINFEIAS – Núcleo de Investigações FEminIstAS. Coordenou o Núcleo de Pesquisa em Dramaturgia do Galpão Cine Horto, de 2006 a 2011.

marcoscoletta

Marcos Coletta (MG) é ator, pesquisador e dramaturgo. Formado pelo Curso Técnico de Formação de Atores do Teatro Universitário da UFMG; licenciado pelo Curso de Graduação em Teatro da UFMG; Mestre em Artes/Artes Cênicas pela EBA/UFMG. Artista co-fundador do Grupo Quatroloscinco. Trabalhou com grupos como Mayombe Grupo de Teatro, Cia Drástica de Artes Cênicas e Uma Companhia. Coordena o Centro de Pesquisa e Memória do Teatro do Galpão Cine Horto e é pesquisador membro do CRIA – Artes e Trandisciplinaridades da EBA/UFMG.

cidafalabella

Cida Falabella (MG) é atriz, diretora e professora de teatro. Mestre em Artes pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), uma das fundadoras e coordenadoras da ZAP18 – Zona de Arte da Periferia. Lecionou em instituições de ensino como: Curso de Teatro da UFMG, Curso de Jornalismo na PUC Minas, Cursos de Artes Cênicas e Relações Públicas do UNI-BH. Atua também com orientação e direção em outros coletivos e grupos teatrais da cidade.

sararojo

Sara Rojo (Chile) é professora, pesquisadora e diretora teatral. Possui graduação em Letras pela Pontificia Universidad Católica de Chile, mestrado em artes pela State University of New York e doutorado em Literaturas Hispânicas pela State University of New York. Realizou pós doutorados na Università degli Studi di Bologna e na Universidad de Chile. Atualmente é bolsista de produtividade do CNPq, professora Titular da UFMG e diretora do Grupo Mayombe de Teatro.

joaodasneves

João das Neves (MG) é diretor, ator e dramaturgo. Formou-se em direção pela Fundação Brasileira de Teatro/RJ. Fundador do Grupo Opinião, um dos ícones da resistência político-cultural contra o regime militar. No Acre, fundou o Grupo Poronga, responsável por montagens engajadas na causa ambiental e social. Desde os anos 1990 vive em Minas Gerais onde dirigiu diversos espetáculos de diversos grupos. Sua última direção foi o musical ‘Madame Satã’, com o Grupo dos Dez.

igorleal

Igor Leal (MG) é formado pelo Cefart/Palácio de Artes, graduado em psicologia pela UFMG e Mestre em Artes pela EBA/UFMG. Atuou na articulação de arte e cultura do Grupo Universitário em Defesa da Diversidade Sexual – GUDDS!, onde é membro e fundador. Artista/coordenador do Coletivo de intervenção urbana “Paisagens Poéticas”. É idealizador da ocupação Afazeres Queer – Beijo no seu preconceito.

alesena

Alexandre de Sena (MG) é licenciado em Artes Cênicas pela EBA/UFMG, ator formado pelo Cefart/Palácio das Artes e integrante do Grupo Espanca!. Atuou na Associação No Ato como programador visual e assistente de coordenação pedagógica. Faz parte do coletivo “Paisagens Poéticas” e coordena as cenas pretas: “O que não vaza é pele”, “Não conte comigo para proliferar mentiras” e “ROLEZINHO – nome provisório”.

viana

Marina Viana (MG) é atriz, dramaturga e diretora teatral. Formada em Teatro pela EBA/UFMG e em História pelo Unicentro Newton Paiva. Integrante do Grupo Mayombe de Teatro, do grupo Primeira Campainha e do Coletivo 171. Realiza performances e cenas solo como “Festival de Ideias Brutas” e “Amor: Manifesto antiacademicista”. Atua como diretora e dramaturga convidada em outros grupos e coletivos de BH.

clovis

Clóvis Domingos (MG) é doutorando em Teatro pela EBA/UFMG. Mestre em Artes pela UFMG. Bacharel em Direção Teatral pela UFOP e ator formado pelo Teatro Universitário da UFMG. Foi professor de Teoria e História do Teatro no Curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto. Desenvolve pesquisa em Arte, Performance, Intervenção Artística em Espaço Público e Teatralidades Contemporâneas. Integrante da Questão Z Cia Cênica e pesquisador do agrupamento Obscena.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s